Pular para o conteúdo principal


Review | Anime | Neon Genesis Evangelion

"Neon Genesis Evangelion" é um anime clássico de ficção científica. Foi produzido pelo estúdio GAINAX (que anos mais tarde viria a produzir o também reconhecidíssimo "Tengen Toppa Gurren-Lagann") em parceria com o estúdio Tatsunoko (o mesmo de "Shurato").

Foi lançado originalmente no Japão em outubro de 1995. Com 26 episódios, ficou no ar até março de 1996. No Brasil foi ao ar pela primeira vez em 1999, no extinto canal Locomotion. Foi criado e dirigido por Hideaki Anno.

Yoshiyuki Sadamoto é o autor do mangá de "Neon Genesis Evangelion" (cujo primeiro capítulo foi publicado, em revista, pela primeira vez em 1994), além de ser o designer e criador de personagens do anime. No entanto, o anime não é baseado no mangá; mesmo a obra audiovisual tendo sido lançada depois da revista, ela foi concluída muito antes (o mangá só foi concluído em 2014) e, no universo da história, ambos tomam rumos diferentes. "Evangelion" é um anime único.

Sim... "Evangelion" é único. Não só com relação ao que diz respeito anime-mangá, mas em vários outros aspectos. É um anime que reúne elementos filosóficos e religiosos (cristãos, xiitas, etc). É muito mais que um mecha (animes com robôs) de ficção científica, é uma luta interna dos personagens contra seus próprios demônios, capaz de tocar na alma daqueles que estão assistindo-o.

Conta a história de Shinji Ikari e de outros adolescentes que, em um mundo pós-apocalíptico invadido por seres chamados Angels, controlam robôs gigantes humanóides, as Unidades Evangelion (EVAs), e lutam para combater os Angels. Isto pode parecer clichê, o preceito básico de muitos animes deste gênero, mas não é.

"Evangelion" vai além de todos os demais animes deste tipo (e de outros gêneros também). Trabalha brilhantemente os problemas internos e inter-pessoais dos personagens; adolescentes, em um mundo praticamente desolado, lutando por algo. Um conflito interno e externo, de todos nós, representado de forma filosófica, quase religiosa, em um anime muito bom.

A história começa quando uma criatura chamada Angel entra em confronto com as forças de defesa da Organização das Nações Unidas. No meio da batalha, Shinji Ikari é chamado por seu pai, o qual não tem contato há alguns anos, para o local em que este trabalha, uma organização paramilitar chamada NERV, com o objetivo de que o garoto pilote um robô gigante, a unidade EVA, capaz de enfrentar o Angel.

Depois de um momento de indecisão, Shinji acaba pilotando o robô e derrotando o Angel. A partir daí a história se desenvolve, tendo foco nos problemas pessoais e interpessoais do garoto, sua relação com o pai, as batalhas contra os Angels e todos os problemas totalmente humanos dos demais adolescentes que também pilotam os EVAs.

Hoje em dia não é lembrado no Brasil da forma que devia; merecia estar na mesma "caixinha" de "Dragon Ball", "Cavaleiros do Zodíaco", etc. É um clássico da animação japonesa, que vale ser visto e revisto. O bom é que, agora, aqueles que não o assistiram terão a chance de fazê-lo: "Neon Genesis Evangelion" estará no catálogo da Netflix, no Brasil, em 2019.

Além da série clássica, o universo possui dois filmes, "Neon Genesis Evangelion: Death & Rebirth" e "The End of Evangelion", ambos de 1997, que também passarão a integrar o catálogo da Netflix.

Visualmente o anime pode causar um certo desagrado naqueles que ainda não conhecem a obra. Como se trata de uma animação da década de 90, foi feito com a tecnologia da época. Mesmo muito bem feito, já tem 20 anos, e a animação evoluiu muito em termos técnicos.

Isso pode, a princípio, não satisfazer novos espectadores, no entanto, a história é contagiante, maravilhosa e, embalada por esta linda abertura interpretado por Yoko Takahashi, que encerra este texto, certamente conquistará todos aqueles que a assistirem. Quando estrear na Netflix, merece ser visto por todos que ainda não o fizeram e re-assistido por todos que já são fãs da obra.




Comentários

Confira também:

Vingadores Ultimato | Crítica SEM SPOILERS

E hoje (25/04) chegou aos cinemas a épica conclusão dos 10 anos de MCU (Marvel Cinematic Universe), Vingadores: Ultimato
Após Thanos eliminar metade das criaturas vivas, os Vingadores têm de lidar com a perda de amigos e entes queridos. Com Tony Stark vagando perdido no espaço sem água e comida, Steve Rogers e Natasha Romanov lideram a resistência contra o titã louco.

Notícia | Segunda temporada de "The Promised Neverland" confirmada

De acordo com a Moetron News, o anime The Promised Neverland teve sua segunda temporada confirmada na Shonen Jump, revista na qual o mangá da obra é publicado.

Confira imagem abaixo.

Game of Thrones | Sophie Turner lutou contra depressão durante as filmagens

A atriz falou sobre o assunto durante uma entrevista no canal do Dr. Phil, relatando que começou a entrar em depressão aos 17 anos, quando seus amigos e irmãos se mudaram para estudar e ela continuou morando na casa dos pais para trabalhar em Game of Thrones. O papel na série foi um “catalisador” para a situação, uma vez que ela recebia muitas críticas por sua aparência e atuação nas redes sociais.

Minecraft | Novo DLC baseado em Toy Story

"Toy Story 4" chegou aos cinemas essa semana e imagens vazadas na internet sugerem que Minecraft receberá um pack de atualização baseado no filme.


Postado por: Paulinho Siggia|

Game Of Thrones | Promocionais do 3º episódio são liberados

A HBO lançou seis fotos promocionais do tão aguardado episódio de Game of Thrones da noite de 28/04, apresentando uma prévia da Batalha de Winterfell antes que todo o inferno inevitavelmente venha.

Este fim de semana está para ser de proporções históricas, com a tão esperada estreia de Vingadores Ultimato amanhã à noite, e a tão aguardada Batalha de Winterfell em Game of Thrones no próximo domingo.

Ambos devem mudar o jogo em seus respectivos universos, e há rumores de que haverá um número de mortes de personagens que deixarão vários fãs em todo o mundo absolutamente destruídos - o que é realmente uma prova da qualidade que a Marvel e a HBO nos deramna maior parte desta década.

A HBO compartilhou apenas seis fotos promocionais antes do episódio, mas elas nos dão uma rápida olhada em Jon Snow (Kit Harington) e sua família defendendo sua casa.Será por nada?Sintonize no domingo para descobrir.


"- Os mortos já estão aqui."- Se Dany (Emilia Clarke) estava se referindo à chegada do Re…